
Aprenda fotografia para falar de memórias e afetos.
#FOTO.e.FALA
Resumo
É uma oficina de introdução à fotografia para todos que buscam conhecer ou relembrar os princípios básicos das técnicas desta linguagem visual, mas que buscam a compreensão desta ferramenta para um processo de expressão e interação com o seu universo.
Teremos uma abordagem que irá passar pelas técnicas básicas através da prática. Porém, teremos um tempero especial e lúdico para realizar cada dinâmica.
Neste primeiro momento, qualquer pessoa com qualquer equipamento poderá participar. Sim, inclusive quem tenha apenas celular. O importante é poder capturar uma imagem de forma digital para facilitar a parte prática dos exercícios previstos..
Objetivo final é trabalhar com o despertar da sua percepção unida de técnicas básicas para gerar novos e diferentes resultados para a maneira a qual fala sobre o seu universo.
“Nem um pouco”, ela respondeu. “Mas parece que ele quer ser duro com a gente. E a melhor forma de desapontar ele é não perguntar nada sobre isso.”
Roteiro das aulas
#01 >>> Princípio da luz e compreensão de como funcionam os registros. Tipos de câmeras e uma dinâmica da confecção de uma câmera de pinhole por cada participante (material para a dinâmica será de responsabilidade do educador).
#02 >>> Mecanismos que controlam os registros: velocidade, diafragma, ISO e a fotometria. Retratos e light painting.
#03 >>> Tipos de objetivas, seus efeitos e defeitos. Métodos de revelação ou processamento digital. Brincando com a luz artificial. Retratos e ensaios.
#04 >>> Prática de leitura da imagem. Exposição/projeção de alguns autores. Aprofundar em alguns questionamentos, exemplo: Como devemos olhar a nossa própria produção. Como editar?
Mediação
Pablo Pinheiro
Nascido em São Paulo, foi morar em Natal aos 03 anos. Atualmente, mora em Parnamirim com o título de cidadão Acariense (RN). É um aprendiz de uma filha e compartilha a vida com a mulher que ensina e aprende com sonhos e abraços.
Com uma mente curiosa, cursa Mestrado em Antropologia Social na UFRN, é membro do NAVIS – Núcleo de Antropologia Visual da UFRN. É formado em Comunicação Social, onde depois coordenou o curso superior de Comunicação Digital/Fotografia Digital (SP). Lecionou na UnP e Fanec em (RN) até 2008.
Atua no mundo como uma mistura de fotógrafo, artista visual, editor, produtor cultural e educador. É responsável pela Editora e Produtora Deu na Telha e é um dos fundadores do Círculo da Imagem.
Premiações em destaque: o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da Funarte (2014), o Prêmio Portfólio SOLAR (2018), o Rodrigo Melo do IPHAN (2020), o Prêmio Ana Galano – COMIS/ANPOCS – (2021) e o Prêmio Pierre Verger – Ensaio Fotográfico da 33ª RBA (2022).
Atuante na RPCFB – Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil e já compôs o CSAV – Colegiado Setorial das Artes Visuais Nacional.
Data:
00/00/2023
Local:
Rua ….
Duração do projeto:
04 encontros
seg 08h às 10h30
Vagas:
10
Valor:
R$ 570,00
12 x (Pagseguro)
Pagamento: